Volume 1: Assistência Farmacêutica: da organização ao acesso a medicamentos e os desafios de sua integração à rede de atenção do SUS

Volume 2: Gestão e planejamento da Assistência Farmacêutica no SUS

Volume 3: Serviços farmacêuticos técnico-gerenciais: operacionalização e prática nos municípios

Volume 4: Os serviços farmacêuticos gerenciais na qualificação do cuidado em saúde

Organizada em quatro volumes, compostos por um conjunto de capítulos, a coleção Assistência Farmacêutica na gestão municipal: da instrumentalização às práticas de profissionais de nível superior nos serviços de saúde tem como foco profissionais de nível superior que atuam nos serviços farmacêuticos técnico-gerenciais, e é resultante do terceiro curso de capacitação do projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de Assistência Farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde.

Os volumes, compostos pela transposição das aulas do curso em capítulos, abordam desde a organização e integração da AF nas RAS, acesso a medicamentos, financiamento e aspectos relacionados à gestão e ao planejamento da AF, até a operacionalização e boas práticas dos serviços farmacêuticos técnico-gerenciais e a sua contribuição na qualificação do cuidado em saúde, entre outros tópicos. Confira a seguir os módulos do curso.

Volume 1:

Assistência Farmacêutica: da organização ao acesso a medicamentos e os desafios de sua integração à rede de atenção do SUS

Composto por quatro aulas (capítulos), o Volume 1 da coleção Assistência Farmacêutica na gestão municipal: da instrumentalização às práticas de profissionais de nível superior nos serviços de saúde apresenta os desafios da integração do SUS em Redes de Atenção à Saúde (RAS) e a organização da Assistência Farmacêutica no SUS, assim como as diretrizes de acesso a medicamentos e uso de tecnologia em saúde.


Confira as aulas:

Aula 1 – O Sistema Único de Saúde e o desafio da integração em Redes de Atenção à Saúde.
Com foco nos determinantes sociais de saúde, aborda o atual quadro de necessidades da população brasileira, os princípios e diretrizes do SUS, os conceitos e atributos da Rede de Atenção à Saúde e o papel da Atenção Básica/Atenção Primária no cuidado e nas ações e serviços de saúde.

Aula 2 – Assistência Farmacêutica no SUS e sua integração nas Redes de Atenção à Saúde.
Traz desde as políticas farmacêuticas no Brasil até a organização da Assistência Farmacêutica no SUS e sua integração à Rede de Atenção à Saúde, assim como os serviços farmacêuticos enquanto sistema de apoio.

Aula 3 – Acesso a medicamentos: operacionalização no contexto do SUS.
Apresenta as concepções, dimensões e operacionalização do acesso a medicamentos, assim como resultados de pesquisas sobre o tema, e a estrutura e responsabilidades interfederativas dos componentes e programas da Assistência Farmacêutica no SUS.

Aula 4 – Avaliação e incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS.
Tem como objetivo informar sobre o processo de avaliação e incorporação de tecnologias no SUS e retratar a importância da política informada por evidências na tomada de decisão em saúde.

Volume 2:

Gestão e planejamento da Assistência Farmacêutica no SUS

Focado na gestão e planejamento da Assistência Farmacêutica no SUS, esse volume traz quatro aulas, estruturadas em capítulos, sobre temas que vão desde aspectos legais, estruturais e de governança na Assistência Farmacêutica nos municípios, até modelos de financiamento e métodos de planejamento das atividades a serem desenvolvidas.


Saiba mais sobre as aulas:

Aula 5 – Gestão do SUS e da Assistência Farmacêutica municipal.
Aborda aspectos gerais, o funcionamento da gestão do Sistema Único de Saúde e sua relação com a Assistência Farmacêutica, assim como os aspectos legais, estruturais, de governança e gestão da Assistência Farmacêutica nos municípios.

Aula 6 – Financiamento da Assistência Farmacêutica no SUS.
Apresenta as funções e modelos de financiamento em saúde e da Assistência Farmacêutica no SUS no contexto atual, bem como o planejamento orçamentário na Assistência Farmacêutica no município.

Aula 7 – Planejamento no âmbito do SUS.
Contempla a importância e os instrumentos de planejamento e programação em saúde aplicados à gestão municipal e a participação do controle social no planejamento do SUS.

Aula 8: Planejamento da Assistência Farmacêutica municipal: métodos e aplicações.
Aborda a importância e os métodos de planejamento das atividades a serem desenvolvidas no âmbito da Assistência Farmacêutica municipal e regional.

Volume 3:

Serviços farmacêuticos técnico-gerenciais:
operacionalização e prática nos municípios

Terceiro volume da coleção Assistência Farmacêutica na gestão municipal: da instrumentalização às práticas de profissionais de nível superior nos serviços de saúde, apresenta, em seus capítulos, o material de seis aulas que abordam aspectos que incluem desde a seleção de medicamentos até a programação para aquisição, transporte, armazenamento e gestão de estoque, entre outros. Também discorre sobre as boas práticas farmacêuticas e, ainda, acerca dos fundamentos de monitoramento e avaliação da Assistência Farmacêutica municipal.


Confira:

Aula 9 – Seleção de medicamentos.
Retrata a importância dos serviços de apoio (técnico-gerenciais) da Assistência Farmacêutica e os critérios para seleção de medicamentos, além da relevância da Comissão de Farmácia e Terapêutica e fundamentos para a formulação das listas padronizadas de medicamentos.

Aula 10 – Logística I de medicamentos: programação e aquisição.
Traz aspectos técnicos e operacionais acerca da programação e aquisição de medicamentos no município, assim como seus instrumentos de programação e princípios legais.

Aula 11 – Logística de medicamentos II: transporte, armazenamento e distribuição.
Aborda os requisitos e critérios para transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos no município.

Aula 12 – Logística de medicamentos III: gestão de estoque.
Contempla métodos de gestão de estoque de medicamentos e os principais sistemas de informação de gestão da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Aula 13 – Boas práticas farmacêuticas.
Abrange desde a gestão da qualidade e modelos de infraestrutura de farmácias no SUS, até a elaboração do manual de boas práticas e a conservação de medicamentos em domicílio. Também compreende os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), o descarte de resíduos em saúde e o mapeamento de riscos.

Aula 14 – Monitoramento e avaliação da Assistência Farmacêutica municipal.
Traz os fundamentos do monitoramento e avaliação na Assistência Farmacêutica municipal.

Volume 4:

Os serviços farmacêuticos gerenciais na qualificação
do cuidado em saúde

Dividido em quatro aulas, estruturadas como capítulos, o Volume 4 – Os serviços farmacêuticos gerenciais na qualificação do cuidado em saúde, traz conteúdo relacionado ao uso de medicamentos no cuidado em saúde e o papel social da medicalização. Versa, ainda, sobre o processo e as estratégias de comunicação aplicadas à gestão da Assistência Farmacêutica.


Veja o conteúdo:

Aula 15 – A contribuição dos serviços farmacêuticos gerenciais na qualificação do cuidado em saúde.
Traz conteúdo acerca dos medicamentos enquanto tecnologia para o cuidado em saúde e impacto do desabastecimento no acesso e adesão ao tratamento, entre outros aspectos que envolvem a contribuição dos serviços farmacêuticos na qualificação do cuidado em saúde.

Aula 16 – Papel social dos medicamentos e medicalização da sociedade.
Compreende elementos sobre o cuidado centrado na pessoa, medicalização, educação em saúde multidisciplinar, desprescrição, entre outros aspectos, para compreensão do papel social dos medicamentos no processo de cuidado em saúde.

Aula 17 – Comunicação em saúde.
Aborda o processo e as estratégias de comunicação em saúde aplicadas à gestão da Assistência Farmacêutica.

Aula 18 – A oferta de medicamentos: organização e integração de práticas profissionais.
Abrange tópicos relacionados ao dimensionamento de serviços e recursos humanos e as práticas de profissionais na oferta e no uso racional e seguro de medicamentos no município.