O projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de Assistência Farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde é resultado de uma parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
PROADI-SUS
Criado em 2009 para colaborar com o fortalecimento do SUS, o PROADI é um programa inovador que contribui com o aperfeiçoamento, fortalecimento e qualificação do SUS por meio de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão, judicialização e assistência especializada. As iniciativas são desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde e lideradas por hospitais de referência em qualidade médico-hospitalar, sem fins lucrativos, por meio da transferência de tecnologia e conhecimento à saúde pública.
Saiba mais em hospitais.proadi-sus.org.br/
Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC)
Ao completar 122 anos de história em 2019, como uma referência no Brasil e na América Latina, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) é um centro hospitalar fundado por imigrantes de língua alemã na cidade de São Paulo, atuante em serviços de alta complexidade voltados à assistência, ao tratamento, ao ensino e à pesquisa em diversas especialidades médicas, com ênfase nas áreas de Oncologia e Doenças Digestivas. Sua estrutura é dividida em três grandes pilares: Saúde Privada; Inovação, Pesquisa e Educação; e Responsabilidade Social.
Em Responsabilidade Social, a instituição promove ações para o avanço sistêmico da saúde no Brasil, entre elas o apoio à gestão, capacitação, incorporação de tecnologias, assistência e pesquisa, por meio do PROADI-SUS, e na gestão de equipamentos públicos por meio do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (ISHAOC).
No projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de Assistência Farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde, promovido em parceria com o CONASEMS e o Ministério da Saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz visa contribuir para fortalecer a Atenção Básica/Atenção Primária no SUS, por meio da atuação integrada dos profissionais nos municípios e da promoção de mudanças no processo de trabalho do farmacêutico, de forma a promover a melhoria da qualidade da assistência e do cuidado ao usuário.
Saiba mais sobre o HAOC em www.hospitaloswaldocruz.org.br
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)
O Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS) nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública e se legitimou como uma força política, que assumiu a missão de agregar e de representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país. Desde 1988, promove e consolida um novo modelo de gestão pública de saúde alicerçado em conceitos como descentralização e municipalização.
Defendeu de forma incondicional que o sistema público de saúde seria mais eficaz à medida que os municípios deixassem de ser somente executores de ações, e assumissem também o papel de formuladores de políticas públicas. Como artífice de um plano de inclusão social, o CONASEMS passou a auxiliar os municípios na formulação de estratégias voltadas ao aperfeiçoamento dos seus respectivos sistemas de saúde, primando pelo intercâmbio de informações e pela cooperação técnica.
Dessa forma, reconhecido pelas instâncias federais, o CONASEMS fomenta atualmente discussões sobre grandes temas de interesse em saúde – como a Política Nacional de Atenção Básica e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica – o que motivou a parceria neste projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de assistência farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde.
Saiba mais em www.conasems.org.br
Ministério da Saúde (MS)
O Ministério da Saúde é o órgão responsável pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). No caso do Projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de Assistência Farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde, a responsabilidade é da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), um dos parceiros do projeto.
Criada em 2019, a SAPS tem como atribuições desenvolver e coordenar estratégias relacionadas à Atenção Primária à Saúde (APS). Entre suas competências está o fortalecimento da APS, porta preferencial de entrada no SUS e centro de comunicação da rede de atenção à saúde, incluindo acesso, longitudinalidade, integralidade, coordenação. É responsável também pela Estratégia Saúde da Família, que apresenta impacto positivo em importantes indicadores de saúde.
Também fomenta ações para o cuidado clínico centrado na pessoa, visando resolutividade clínico-assistencial e ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, com foco em melhorar a saúde e contribuir para a qualidade de vida das pessoas.
Saiba mais em aps.saude.gov.br