Volume 1: O Cuidado Farmacêutico no contexto do sistema de saúde

Volume 2: Competências dos farmacêuticos para o Cuidado Farmacêutico

Volume 3: Método clínico: acolhimento e coleta de dados

Volume 4: Método clínico: avaliação e indicação dos problemas relacionados à farmacoterapia

Volume 5: Método clínico: plano de cuidado, monitoramento e avaliação das metas estabelecida

Resultado do quarto curso disponibilizado aos municípios por meio do projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de Assistência Farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde, a coleção Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico tem como objetivo fornecer fundamentos teóricos e práticos para que os profissionais farmacêuticos na Atenção Básica/Atenção Primária em Saúde possam desenvolver o raciocínio clínico, por meio de um método clínico utilizado no Cuidado Farmacêutico, voltado ao enfrentamento de problemas relacionados à farmacoterapia.

Organizada em cinco volumes, a coleção traz orientações para além das ações relacionadas ao planejamento e a gestão do medicamento, mas sobre práticas focadas no cuidado das pessoas, como o desenvolvimento das competências voltadas à clínica. Confira a seguir os volumes dessa coleção.

Volume 1:

O Cuidado Farmacêutico no contexto do sistema de saúde

O Volume 1 da coleção Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico contempla cinco aulas, estruturadas como capítulos, descritas a seguir. Entre os tópicos abordados, estão os componentes do Método Clínico Centrado na Pessoa, sob a ótica do desenvolvimento do Cuidado Farmacêutico. Contempla também a Farmácia Clínica e o Cuidado Farmacêutico frente às transformações do sistema de saúde.

Aula 1 – O Sistema Único de Saúde e o desafio da integração em Redes de Atenção à Saúde.
Além dos determinantes sociais de saúde e do quadro de necessidades da população brasileira, traz os princípios e diretrizes do SUS, conceitos e atributos da Rede Atenção à Saúde e o papel da Atenção Básica/Atenção Primária como coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços de saúde.

Aula 2 – Cuidado em Saúde na Atenção Básica.
Contempla as concepções e dimensões do cuidado em saúde, assim como da coordenação do cuidado na perspectiva de sistemas integrados, e os principais instrumentos de coordenação assistencial.

Aula 3 – Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) no contexto do profissional Farmacêutico.
Aborda os componentes do Método Clínico Centrado na Pessoa, sob a ótica do desenvolvimento do Cuidado Farmacêutico.

Aula 4 – A Farmácia Clínica e o Cuidado Farmacêutico frente às transformações do sistema de saúde e da morbimortalidade relacionada aos medicamentos.
Apresentada as transformações do sistema de saúde que impulsionaram o processo de construção da Farmácia Clínica e a evolução para o Cuidado Farmacêutico, bem como aponta a importância da morbimortalidade relacionada aos medicamentos e a medicalização da sociedade nesse processo.

Aula 5 – Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica.
Contempla conceitos, princípios e diretrizes do Cuidado Farmacêutico no contexto da Atenção Básica/Atenção Primária, além de estratégias e ferramentas de integração com outros serviços de saúde e entre as práticas profissionais.

Volume 2:

Competências dos farmacêuticos para o Cuidado Farmacêutico

O Volume 2 – Competências dos farmacêuticos para o Cuidado Farmacêutico traz as atribuições e competências clínicas do farmacêutico, incluindo casos clínicos e elementos para subsidiar a tomada de decisão com base em evidências científicas. Também aborda princípios de comunicação interpessoal, seja com o usuário, seja com a equipe de saúde.


Confira a seguir o conteúdo das cinco aulas (capítulos) desse volume:


Aula 6 – Atribuições e competências clínicas do farmacêutico para o desenvolvimento do Cuidado Farmacêutico.
Abrange desde o desenvolvimento histórico da formação do farmacêutico no Brasil, até o arcabouço legal e competências necessárias ao Cuidado Farmacêutico, entre outros tópicos.

Aula 7 – Prática em saúde baseada em evidências.
Apresenta um caso clínico para estimular a identificação do problema e a busca por possíveis soluções por meio dos protocolos clínicos, diretrizes terapêuticas e guidelines, acessando bases de dados confiáveis.

Aula 8 – Tomada de decisão clínica e terapêutica baseada em evidências.
Traz um caso clínico, a fim de promover habilidades para subsidiar a tomada de decisão clínica e terapêutica, com base em evidências científicas.

Aula 9 – Estratégias de comunicação na prática clínica: abordagem entre farmacêutico e o usuário.
Aborda os princípios de comunicação interpessoal na prática clínica, bem como a influência dos problemas de saúde e possíveis barreiras na comunicação com o usuário.

Aula 10 – Estratégias de comunicação entre farmacêutico e equipe de saúde.
Compreende os princípios da comunicação interpessoal entre o farmacêutico e a equipe de saúde, incluindo técnicas, ferramentas e possíveis barreiras de comunicação.

Volume 3:

Método clínico: acolhimento e coleta de dados

O Volume 3 abrange desde a coleta de dados objetivos e subjetivos do usuário, até o acolhimento, avaliação da adesão ao tratamento e acompanhamento farmacoterapêutico. Traz, ainda, as competências necessárias para realização de anamnese e semiologia e para solicitação e interpretação de exames, entre outros tópicos.

Veja o conteúdo das aulas, organizadas como capítulos, a seguir:

Aula 11 – Métodos de registro de dados do usuário e de acompanhamento farmacoterapêutico.
Contempla os diferentes métodos utilizados para o acompanhamento e o registro de dados no desenvolvimento do Cuidado Farmacêutico.

Aula 12 – Semiologia no Cuidado Farmacêutico.
Traz princípios de Semiologia Farmacêutica e Anamnese Farmacêutica, além de tópicos como exames físicos e complementares e avaliação das informações obtidas.

Aula 13 – Método Clínico: acolhimento e agendamento.
Aborda o acolhimento na Assistência Básica e na consulta farmacêutica, bem como agendamento, incluindo busca ativa, encaminhamentos e demanda espontânea para os usuários.

Aula 14 – Método Clínico: coleta de dados subjetivos.
Apresenta estratégias para obtenção de dados subjetivos, como sociodemográficos, hábitos de vida, problemas de saúde e história terapêutica prévia do paciente.

Aula 15 – Método Clínico: coleta de dados objetivos.
Traz o conceito de dados objetivos, incluindo a solicitação de exames, a interpretação de resultados de análises laboratoriais e laudos de exames de imagens, entre outros, bem como sua importância na identificação de problemas relacionados à farmacoterapia.

Aula 16 – Método Clínico: avaliação da adesão ao tratamento.
Compreende conceito e métodos de avaliação de adesão ao tratamento e fatores que possam interferir no processo, como características próprias do paciente e condições socioeconômicas, entre outros.

Volume 4:

Método clínico: avaliação e identificação
dos problemas relacionados à farmacoterapia

Dividido em três aulas, o Volume 4 – Método clínico: avaliação e identificação dos problemas relacionados à farmacoterapia tem como objetivo desenvolver o raciocínio clínico para a avaliação das informações coletadas a partir da consulta farmacêutica e identificação das necessidades das pessoas, além dos possíveis problemas relacionados à farmacoterapia.


Conheça o conteúdo das aulas, que representam capítulos do volume:


Aula 17 – Método clínico: avaliação dos dados socioeconômicos, demográficos e influência dos determinantes sociais.
Retrata a importância e a necessidade de avaliação de determinantes sociais em saúde e seus impactos no estado clínico das pessoas.

Aula 18 – Método clínico: avaliação dos sinais e sintomas, dos resultados antropométricos e dos exames laboratoriais e complementares.
Aborda a necessidade de avaliar sinais e sintomas, resultados antropométricos, laboratoriais e exames complementares para investigação do estado de saúde dos usuários.

Aula 19 – Método clínico: identificação dos problemas relacionados à farmacoterapia.
Contempla a identificação de problemas relacionados ao uso de medicamentos e suas causas, com base em avaliação sistemática da indicação, efetividade, segurança e adesão, e a prevenção dos problemas potenciais.

Volume 5:

Método clínico: plano de cuidado, monitoramento
e avaliação das metas estabelecidas

O Volume 5 da coleção Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico traz sete aulas (capítulos) acerca de estratégias para a elaboração e pactuação do plano de cuidado com os usuários e a equipe de saúde.
Entre os tópicos abordados, estão o plano de cuidado na dispensação de medicamentos e a definição de objetivos, metas e indicadores para o monitoramento das condições clínicas nos pacientes.


Veja:

Aula 20 – Elaboração do plano de cuidado: acordando decisões.
Apresenta o conceito do Plano de Cuidado Farmacêutico e os princípios para sua elaboração, além de critérios a serem observados.

Aula 21 – Método clínico: plano de cuidado articulado com a equipe.
Contempla estratégias e instrumentos para construção e execução do plano de cuidado com a equipe de saúde.

Aula 22 – Método clínico: plano de cuidado articulado com os serviços.
Aponta os instrumentos necessários ao processo de encaminhamento no cuidado intersetorial.

Aula 23 – Método clínico: plano de cuidado na dispensação dos medicamentos.
Apresenta os fundamentos e ferramentas para a elaboração do plano de cuidado voltado à dispensação de medicamentos aos usuários.

Aula 24 – Método clínico: Monitoramento do plano de cuidado, das metas estabelecidas e indicadores individuais.
Aborda a gestão clínica do cuidado e responsabilização pelo usuário, por meio da definição de objetivos, metas terapêuticas e indicadores para monitoramento das condições clínicas do paciente.

Aula 25 – Método Clínico: revisão da farmacoterapia.
Traz conhecimentos para que o medicamento prescrito seja necessário, seguro e efetivo no alcance dos objetivos terapêuticos, incluindo avaliação de histórico e informações relacionadas à farmacoterapia, entre outros aspectos.

Aula 26 – Preparar a implantação do Cuidado Farmacêutico: reorganização do processo de trabalho e avaliação dos impactos clínico, econômico e social.
Aponta os requisitos para o processo de implantação dos serviços de Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica/Atenção Primária, bem como seus benefícios.