Volume 1: Assistência Farmacêutica e sua integração na rede de atenção do SUS: da organização ao acesso a medicamentos

Volume 2: Serviços farmacêuticos no município: operacionalização e prática

Volume 3: A integração do Apoio Técnico com o Cuidado Farmacêutico

A coleção Assistência Farmacêutica na gestão municipal: da instrumentalização às práticas de profissionais de nível médio e/ou técnico nos serviços de saúde é dividida em três volumes, que abordam a integração da Assistência Farmacêutica na Rede de Atenção à Saúde do SUS, organização e acesso a medicamentos e elementos para operacionalização na prática dos serviços farmacêuticos técnico-gerenciais. Dedicada a profissionais de nível médio ou técnico da Assistência Farmacêutica, que atuam nos serviços farmacêuticos municipais, também contempla temas como comunicação em saúde, uso seguro de medicamentos e a integração do apoio técnico com o Cuidado Farmacêutico.


A coleção é resultante do segundo curso do projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de Assistência Farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde.

Volume 1:

Assistência Farmacêutica e sua integração na rede de atenção do SUS: da organização ao acesso a medicamentos

O Volume 1: Assistência Farmacêutica e sua integração na rede de atenção do SUS: da organização ao acesso a medicamentos tem como objetivo contextualizar o Sistema Único de Saúde, sob a ótica de sua organização, e a integração da Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). Dividido em quatro aulas, contempla estratégias de acesso a medicamentos no SUS e o papel do apoio técnico na assistência farmacêutica municipal. Confira:

Aula 1 – O Sistema Único de Saúde e o desafio da integração em Redes de Atenção à Saúde.
Aborda fatores determinantes sociais e de saúde; o atual quadro de necessidades da população brasileira; princípios e diretrizes do SUS; conceitos e atributos da RAS e o papel da Atenção Básica/Atenção Primária como coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços de saúde.

Aula 2 – Assistência Farmacêutica no SUS e sua integração nas Redes de Atenção à Saúde.
Contempla as políticas farmacêuticas no Brasil e a organização e estrutura operacional da Assistência Farmacêutica no SUS, sob a perspectiva de integração nas RAS.

Aula 3 – Acesso a medicamentos: operacionalização no contexto do SUS.
Compreende concepções, dimensões, financiamento e operacionalização do acesso aos medicamentos no SUS.

Aula 4 – O apoio técnico na Assistência Farmacêutica municipal.
Aborda o processo de trabalho e atribuições de profissionais de nível médio/técnico (apoio técnico) no desenvolvimento e qualificação da Assistência Farmacêutica municipal.

Volume 2:

Serviços farmacêuticos técnico-gerenciais no município: operacionalização e prática

Com um total de cinco aulas, o Volume 2: Serviços farmacêuticos técnicos-gerenciais no município: operacionalização e prática aborda a parte operacional e as boas práticas dos serviços farmacêuticos de apoio à disponibilidade de medicamentos, bem como a qualificação da Assistência Farmacêutica nos municípios. Veja:

Aula 5 – Seleção de Medicamentos.
Aborda os serviços técnico-gerenciais da Assistência Farmacêutica e o mercado farmacêutico no Brasil, assim como a importância da seleção de medicamentos na qualificação do cuidado em saúde, seus fundamentos e as listas padronizadas de medicamentos do SUS.

Aula 6 Logística de medicamentos I: programação e aquisição de medicamentos.
Além das bases conceituais da logística na assistência farmacêutica municipal, incluindo seus fundamentos e principais ferramentas, a aula abrange instrumentos de programação e princípios legais para a aquisição de medicamentos no âmbito do município.

Aula 7 – Logística de Medicamentos II: transporte, armazenamento e distribuição.
Apresenta as bases técnicas e legais referentes ao transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos na Assistência Farmacêutica municipal.

Aula 8 – Logística de medicamentos III: gestão de estoque.
Contempla os fundamentos, instrumentos e sistemas informatizados para a gestão de estoque de medicamentos na Assistência Farmacêutica municipal.

Aula 9 Boas práticas farmacêuticas.
Aborda a integração dos serviços de apoio e os fundamentos da qualidade para a promoção das boas práticas nos serviços farmacêuticos.

Volume 3:

A integração do Apoio Técnico com o Cuidado Farmacêutico

Terceiro módulo da coleção, o Volume 3: A integração do Apoio Técnico com o Cuidado Farmacêutico contempla cinco aulas acerca das atividades e contribuições do apoio técnico, passando pelo cuidado farmacêutico integrado e comunicação em saúde, até a oferta de medicamentos e segurança do paciente. Confira as aulas:

Aula 10 O cuidado farmacêutico integrado com a equipe do apoio técnico da Assistência Farmacêutica municipal.
Compreende os fundamentos do cuidado farmacêutico na Atenção Básica/Atenção Primária, assim como as atividades e contribuições do apoio técnico.

Aula 11 Comunicação em saúde.
Aborda os fundamentos da comunicação em saúde nas práticas dos serviços de saúde, entre eles, a comunicação interprofissional, ética e o papel da comunicação na humanização em saúde.

Aula 12 – A oferta de medicamentos I.
Contempla as atividades de entrega e dispensação de medicamentos aos usuários do SUS, incluindo o acolhimento aos usuários e aspectos legais na análise de prescrição de medicamentos.

Aula 13 – A oferta de medicamentos II.
Traz conceitos no âmbito da oferta de medicamentos; cálculos de dose e posologia, bem como aspectos na análise da prescrição para uma oferta de medicamentos segura.

Aula 14 – Promoção do uso racional de medicamentos e segurança do paciente.
Aborda as bases conceituais e o papel dos profissionais de apoio técnico no uso racional de medicamentos e na segurança do paciente, além de trazer tópicos relacionados a automedicação, cuidados com uso de medicamentos, farmacovigilância e vigilância em saúde no cotidiano dos serviços, entre outros.